Redação Comercial e Oficial


Redação Comercial e Oficia





CORRESPONDÊNCIA

Correspondência é o diálogo escrito entre emissor e receptor, que podem ser duas pessoas ou entidades. Este tipo de redação tem duas finalidades: levar algum tipo desconhecimento ao receptor e constituir um testemunho do acontecimento.


CORRESPONDÊNCIA OFICIAL

Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos  decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: “
A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes 
da União, dos Estados, do DistritoFederal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade,publicidade e eficiência
(...)”. Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.


CORRESPONDÊNCIA COMERCIAL OU EMPRESARIAL

Correspondência comercial é o conjunto de preceitos orientadores da elaboração e circulação de papéis próprios às organizações empresariais, destinados a criar, manter ou encerrar transações.A carta é o instrumento usual de comunicação escrita no comércio, indústria, bancos e afins, entre as entidades, ou delas a fregueses ou clientes, uma vez que nela se concentram as observações, conselhos e comentários.

DENOMINAÇÃO /FINALIDADE /ALCANCE

Ofício

Tratamento de assuntos oficiais pelos Órgãos Públicos da Administração Pública.Interno e externo

Memorando

Encaminhamento de atos, propostas, pedidos, etc, afetos aos chefes dos Poderes Públicos Interno

Carta

Tratamento de assuntos diretamente a pessoas ou publicamente em jornais.Uma ou várias pessoas.

Ata


Registro em que se relatam os assuntos de uma reunião, assembléia ou convenção.Externo e interno.

Fonte: Scribd 




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